Guarabira comemora título de "Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro" para a literatura de cordel

Publicado em 20/09/2018 às 10:51

A Secretaria de Cultura e o Turismo de Guarabira comemora o reconhecimento da literatura de cordel perante o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, nesta quarta-feira (19). A literatura de cordel é parte fundamental da história cultural de Guarabira, uma vez que diversos cordelistas guarabirenses conquistaram reconhecimento nacional com suas obras, da mesma forma que o prefeito Zenóbio Toscano criou em 2015 o Memorial do Cordel José Camelo de Melo Resende, espaço que reúne diversos elementos que compõem o popular "folheto". Para o secretário da pasta Percinaldo Toscano, é uma alegria muito grande ver que o cordel, já valorizado em Guarabira, tal como em toda a região Nordeste, agora é oficialmente um patrimônio pra todo o Brasil, o que comprova a força deste tipo de literatura por conta do seu caráter popular. Da mesma forma, o secretário ressalta que este título dará ainda mais combustível para que as ações de incentivo à criação de novos cordelistas já realizadas pela gestão municipal sejam mantidas e propagadas tanto para a população de Guarabira quanto para a região do Brejo.