Guarabira: Estrutura e logística da Festa da Luz são anunciadas em entrevista coletiva

Publicado em 18/02/2013 às 10:06

[caption id="attachment_320" align="alignleft" width="189"]logística da Festa da Luz são anunciadas em entrevista coletiva logística da Festa da Luz são anunciadas em entrevista coletiva[/caption]

Para o prefeito Zenóbio, a intenção é cumprir com a promessa de campanha, de deslocar a festa para outro local já a partir do próximo ano, onde haja mais espaço e não fique próxima a área residencial

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) uma entrevista coletiva na Associação Comercial de Guarabira – ACEG sobre a organização da Festa da Luz deste ano.

Na ocasião, representantes da Prefeitura Municipal de Guarabira, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, e do 4º Batalhão de Polícia Militar puderam dar maiores explicações sobre os procedimentos que serão adotados no evento, principalmente após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta no Ministério Público.

Polícia

[caption id="attachment_321" align="alignleft" width="150"]Ten. Cel, Valério - Comandante do 4º BPM Ten. Cel, Valério - Comandante do 4º BPM[/caption]

Segundo o Tenente Coronel Valério, comandante do 4ºBPM, a corporação irá manter o número de policiais do ano passado que ficou em torno de 170 homens por noite, firmando parceria com 2ºBPM de Campina Grande, inclusive com efetivo policial a cavalo.

A grande novidade deste ano será o monitoramento por câmeras, que deverão ser instaladas nos próximos dias. As imagens serão analisadas em tempo real por PMs que ficarão em uma unidade móvel no entorno da festa.

Não será permitida a cobrança por guardadores de veículos, que em edições anteriores da festa cercavam locais no Centro da cidade para lucrar com estacionamentos clandestinos.

Entre 10 e 11 pontos de observação da polícia serão instalados percurso do evento. Sem esquecer as rondas que serão realizadas nos bairros para coibir possíveis arrombamentos, as barreiras policiais nos acessos a cidade, a execução de blitz da lei seca, e a integração com a Polícia Civil.

Bombeiros

[caption id="attachment_322" align="alignleft" width="150"]Major Jousilene - Comandante do 3º BBM Major Jousilene - Comandante do 3º BBM[/caption]

Já segundo a Major Jousilene Sales, comandante do 3ºBBM, nos pontos de observação também contarão com bombeiros para garantir maior agilidade a eventuais socorros. A corporação também se posicionará de forma estratégica trabalhando não só com atendimento a ocorrências, como na prevenção, com divulgação material informativo, vistoria nos equipamentos instalados como palco, barracas, camarotes, parques, etc; distribuição de pulseiras de identificação às crianças, entre outros.

Serão cerca de 40 homens e 16 viaturas do Corpo de Bombeiros atendendo em conjunto aos órgãos de saúde, SAMU, e tendo como posto de atendimento a Secretaria de Saúde do município.

Prefeito

O prefeito Zenóbio Toscano ressaltou que a principal preocupação da festa será a segurança em todos os segmentos, e que isso será conseguido com a integração entre os órgãos. No decorrer das perguntas o gestor destacou as ações que darão uma cara nova ao evento.

Este ano haverá 7 pontos de acessos onde serão distribuídos cerca de 70 seguranças terceirizados com detectores de metal que farão vistorias. No local da festa será proibida a entrada de garrafas de vidro.

De acordo com o TAC, o horário limite para o término do Palco “Brega Luz” será de 24h, e o Palco Luz, 4h da madrugada, ambos com tolerância de 30min.

Segundo Zenóbio Toscano, a extinção do pavilhão serviu para destinar mais recursos para outras áreas da festa, como o Brega Luz, que terá atrações de nível nacional e cantores da terra. Estes escolhidos de forma democrática através de votação entre os próprios artistas.

O orçamento da Festa da Luz 2013 gira em torno de R$ 600 mil reais. Cerca de R$ 200 mil são investidos pelas empresas patrocinadoras, e pouco mais de R$ 400 mil estão sendo empregados pela Prefeitura.

Em termos de estrutura o prefeito anunciou que haverá dois palcos, um de 14 metros e outro de 12 metros, que totalizam 26 metros, ambos com dois telões de fundo, e equipamentos sonoros de qualidade. Para garantir a festa foram contratados três geradores.

Para Zenóbio Toscano, a intenção é cumprir com a promessa de campanha, de deslocar a festa para outro local já a partir do próximo ano, onde haja mais espaço e não fique próxima a área residencial.

Marcos Ricardo